Critica ao Blog

Saudações.

Recebi hoje, via correio electrónico, esta critica ao meu blog:

"Afinal o que é Prosar?!"

Não resisti em publicar aqui. Talvez por ter gostado; talvez por descrever muito bem o acto de "prosar".
Ou talvez por ter sido a primeira; a primeira de muitas....
Sendo assim aqui está transcrição na íntegra:



"Afinal o que é Prosar?!

O Prosador saberá o que é?...
Então é assim; não vou estar para aqui com filosofias baratas, nem tão pouco caríssimas….
Simplesmente quero em palavras simples, poucas e concretas dizê-lo, para quem já sabe, pensa que sabe e para quem não sabe e fica a saber….
No dicionário o Prosador é… Alguém que faz Prosa.
E o que é afinal a Prosa?
Prosa ou Textos em Forskel é o nome que se dá à forma de um texto escrito em parágrafos.
"Prosa" é uma palavra de duplo sentido, pois pode designar uma forma (um texto escrito sem divisões rítmicas intencionais -- alheias à sintaxe, e sem grandes preocupações com ritmo, métrica, rimas, aliterações e outros elementos sonoros), e pode designar também um tipo de conteúdo (um texto cuja função linguística predominante não é a poética, como por exemplo, um livro técnico, um romance, uma lei, etc...). Na acepção relativa à forma, "prosa" contrapõe-se a "verso"; na acepção relativa ao conteúdo, "prosa" contrapõe-se a "poesia". (wikipedia)
Mas isto é o que se diz. O que realmente é, nada disto é.
Pois bem então é assim, creio eu que em tudo que se diga, faça ou simplesmente Pense, nada mais é que energia canalizada no momento. Energia que se bebe, da fonte divina, uma pequena faúlha a que se chama centelha ou simplesmente um microrganismo de origem celular que dá origem a tudo. Chamo lhe Deus.
Porquê Deus? Porque exactamente tal como o desígnio nos diz…Nos Dá.
Eu em Deus dou para que outros em Deus recebam aquilo que lhes foi doado. A prosa tal como a poesia, ou outro tipo de arte de palco, de caneta em riste, com a canhota no Ar ou a destra a segurar o papel tem por fundamento por si só uma única evidência, transformar em “Papel” aquilo que se quer dizer na realidade.
Tu Pedro Pensas, Eu Filipe Falo, A Joana Canta, o César Escuta, o Mário gesticula e o Horácio não gosta e abandona o Espaço. Tudo Isto em fracções de segundo nos acontece na ordem cósmica das coisas. Um simples iluminar faz despertar varias formas de consciência. E todos nós sabemos que é exactamente assim que as coisas se passam.
Eu não acredito que quem prosa não saiba o que eu estou para aqui a dizer. Eu sigo o caminho da escrita, como quem abre a boca até atrás, eu sigo o caminho da Verdade, como alguém que só sabe viver em Plena consciência de si mesmo e de tudo que de si próprio advém e faz parte, como sendo parte do mesmo. A mesma essência. Eu sinto que ao prosar tu, eu e nós nos sentimos mais livres, mais libertos e mais a vontade com a nossa verdadeira vontade.
E porque prosar é esperar um feed, porque prosar é rimar, soar e aclamar algo que já foi anteriormente materializado ou que ainda não o foi mas faça todo o sentido. Prosador tu que usas a prosa diz me se não preconizas o uso da afirmação, em tons finos e sedosos, como que alguém que abana a cabeça e sente necessidade de ser doce como mel e açúcar para os seus litúrgicos?!...
Bom para terminar um grande Abraço a todos, porque aquilo que supostamente seria uma breve alusão já se vai em grande escala e com muitas tecladas para um breve comentário.

PS: e digo Post Script para que assim seja interpretado não como algo que me tenha esquecido mas sim algo que foi propositado em jeito de final.
Quero que ao escreverem digam só e apenas a verdade sucinta daquilo que vos entoa na Alma. Mesmo que a Verdade seja Dura, Macia, Mole, Pesada ou Leve, só assim eclodiremos para um Futuro Bem Mais Equilibrado e Neutral, sem estas oscilações desmedidas do positivo e negativo.
Bem Hajam a todos e Mal hajam contra mentiras e calúnias se para tal for necessário em Prol da Verdade Suprema. Sempre.

Dharka Krystal."

Obrigado Filipe por tão bela Prosa! 

Sem comentários: